Agência Digital Sísmica | Otimização de Sites / SEO

O processo de criação de websites para empresas.

O sucesso do website da sua empresa está condicionado a certas ações que vão da montagem do website até as formas de divulgação.

O primeiro passo para ter um website na internet é registar um domínio junto a entidade responsável pela gestão dos registros no Brasil. Neste caso a Registro.br (www.registro.br).

O segundo passo para ter um domínio na internet é realizar a contratação do serviço de hospedagem.

A Sísmica tanto pode auxiliar sua empresa a realizar a tarefa do registro do domínio, quanto da hospedagem de seu futuro website, de maneira simples e rápida.

Realizadas estas duas tarefas, passemos a montagem propriamente dita do website.

Deve existir um planejamento no processo de criação do site, mesmo antes da empresa ou profissional responsável começar a parte técnica de montagem do website propriamente dito. Este planejamento permite obter melhores resultados, não só no momento da implantação, mas também a médio prazo quando o website e a marca de sua empresa já estiverem estabelecidos no mundo virtual.

Estes critérios devem seguir um roteiro que pode ser resumido da seguinte forma:

1) Usar linguagem simples e objetiva.

Sempre devemos usar uma linguagem simples e objetiva. Um erro bastate comum é a empresa acreditar que o material contido no site tem relevância para o usuário. Normalmente tem relevância para ela empresa, mas não necessariamente para o usuário final.

Neste caso a empresa deve-se colocar no lugar do usuário e verificar se o que está sendo apresentado realmente é importante.

Pesquisas demonstram que caso o usuário não identifique o que procura no intervalo de 4 a 6 segundos, ele desistirá do website e passará para o seguinte (que poderá ser inclusive do concorrente) em busca do que deseja.

Portanto deixar claro o que a empresa faz e quais são seus produtos e serviços é fundamental para obter sucesso na internet.

2) Atualização

Este é um dos principais problemas dos sites. O internauta é exigente com relação a este pré-requisito. Se ele começar a navegar no site e verificar que os conteúdos não são atualizados com freqüência, isto gerará um sentimento de frustração que resultará na desistência do usuário em visitar o site.

A solução mais eficiente neste caso é procurar montar o website baseado em uma ferramenta de gestão de conteúdo (no inglês CMS - Content management system, ou seja, algo como sistema gestor de conteúdo). Isto possibilita que a própria empresa realize as alterações mais emergenciais no website. Hoje a Sísmica especializou-se no desenvolvimento de websites baseados nos CMSs JOOMLA e WORDPRESS. Ferramentas extremamente populares na Internet.

3) Navegação

Tornar a navegação complexa e confusa, também dificulta a realização de negócios. Tente deixar a maioria dos conteúdos disponíveis em 1 ou no máximo 2 cliques, principalmente aquelas relacionados com os produtos e serviços da empresa, assim com as formas de contato.

Esconder ou dificultar o acesso ao formulário de contato é outro erro comum.

4) Compartilhe

Hoje com o advento das Redes Sociais, é fundamental permitir que um certo conteúdo seja compartilhado. Agrega valor e aumenta o tráfego.

5) Interatividade

Além dos conteúdos, outra importante ferramenta para atrair novos usuários é o recurso de interatividade. Testes, enquetes, fóruns, chats, sons e vídeos (com restrições) sempre são recursos importantes no processo de captação de novos usuários.

6) Captação de cadastros para Boletins (newsletters)

Jamais deixe de ter este recurso em seu website.

Este cadastro passará a ser a principal fonte de alimentação para as ações de e-mail marketing futuras.

7) Parcerias

A principal finalidade das parceiras é a troca de artigos e banners.

Esta ação possibilita um aumento no tráfego em seu site e por conseqüência aumenta as chances de realizar negócios.

Outras ações de divulgação:

Links Patrocinados

A ação de divulgação junto as ferramentas de busca através de campanhas dos Links Patrocinados é fundamental para empresas que estão iniciando seus negócios pela Internet.

E-mail Marketing

Hoje o e-mail marketing é um assunto polêmico. Apesar de ser uma das mais poderosas ações de divulgação na Internet, se esta não for realizada de maneira correta, além de trazer rejeição à marca da empresa, pode trazer outros problemas.

Correto:

Incorreto:







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