Como melhorar o seu posicionamento no Google

Estar bem posicionado junto a uma ferramenta de busca, é fundamental atualmente.

Não estar em uma ferramenta de busca é como uma empresa não existisse no mundo virtual.

Existem vários recursos que podem ser agregados ao seu site para melhorar seu posicionamento nas principais ferramentas de busca (em especial o Google). Esta é a meta de muitas empresas que entendem a importância de sua presença digital, pois isso garante chances maiores de bons negócios.

Muitas destas técnicas estão estritamente relacionadas com a montagem do site, apresentação dos conteúdos, navegação, dentre outros. Portanto, o fato de uma empresa querer realizar uma ação de divulgação no Google, muitas vezes, deve anteceder a própria montagem do site e principalmente, deve ter o apoio de agências ou profissionais especializados.

Este processo chama-se SEO (Search Engine Optimization).

Vamos descrever de maneira resumida algumas destas técnicas:


Título da página

Sabe aquela mensagem que aparece lá no topo do navegador? Pois é, aquele título é de suma importância no processo de classificação do site.

Esta identificação corresponde ao que chamamos de URL's amigáveis. O cuidado em definir o título da página permitirá a ferramenta de busca estabelecer uma ligação entre a palavra-chave e o site.


Palavra-chave

Você quer ser encontrado ? Então escolha as palavras-chaves que sejam relevantes para seus usuários. Estas palavras devem ser usadas nos títulos das página e conteúdos para permitir que as ferramentas de busca classifiquem da maneira correta o site.

Outro erro comum é imaginar que certa palavra-chave é importante para o usuário, sendo que, na realidade, é relevante para a empresa.

Portante termos técnicos (a não ser que sejam realmente necessários) ou textos complexos, normalmente impedem uma classificação precisa do site.

Ponha-se no lugar do usuário final que muitas vezes não tem a experiência técnica necessária e tente imaginar qual é a palavra ou combinação delas que ele (usuário) fará.

Esta ação é importante e faz toda a diferença no processo de classificação do site.


Conteúdo

Procure desenvolver conteúdos relacionados com sua área de atuação.

Mas cuidado ! Existem muitos casos de empresas que preferem falar de seus valores, dar um “bem-vindo”, e etc. e acabam esquecendo do principal, que é falar de seus produtos e serviços (de novo cometemos o erro de “supor o que é importante para o cliente).

Ter conteúdos relevantes agrega valor ao site e seu tráfego interligará as palavras chaves ao processo de busca.


Meta Tags

As Meta Tags são descrições que devem ser acrescidas ao código fonte de seu site.É fundamental que as palavras-chaves estejam associadas ao seu negócio. Além de permitir que o Google melhor relacione certa palavra-chave ao seu site, a meta tag também conterá a descrição que aparecerá na lista principal da ferramenta quando da busca. Esta ação é importante porque transfere a ideia precisa do seu negócio ao usuário.

Estas são algumas das técnicas empregadas para melhorar seu posicionamento junto as ferramentas de busca.

Por: Eduardo de Menezes Junior