Como melhorar o seu posicionamento no Google
Estar bem posicionado junto a uma ferramenta de busca, é fundamental atualmente.
Não estar em uma ferramenta de busca é como uma empresa não existisse no mundo virtual.
Existem vários recursos que podem ser agregados ao seu site para melhorar seu posicionamento nas principais ferramentas de busca (em especial o Google). Esta é a meta de muitas empresas que entendem a importância de sua presença digital, pois isso garante chances maiores de bons negócios.
Muitas destas técnicas estão estritamente relacionadas com a montagem do site, apresentação dos conteúdos, navegação, dentre outros. Portanto, o fato de uma empresa querer realizar uma ação de divulgação no Google, muitas vezes, deve anteceder a própria montagem do site e principalmente, deve ter o apoio de agências ou profissionais especializados.
Este processo chama-se SEO (Search Engine Optimization).
Vamos descrever de maneira resumida algumas destas técnicas:
Título da página
Sabe aquela mensagem que aparece lá no topo do navegador? Pois é, aquele título é de suma importância no processo de classificação do site.
Esta identificação corresponde ao que chamamos de URL's amigáveis. O cuidado em definir o título da página permitirá a ferramenta de busca estabelecer uma ligação entre a palavra-chave e o site.
Palavra-chave
Você quer ser encontrado ? Então escolha as palavras-chaves que sejam relevantes para seus usuários. Estas palavras devem ser usadas nos títulos das página e conteúdos para permitir que as ferramentas de busca classifiquem da maneira correta o site.
Outro erro comum é imaginar que certa palavra-chave é importante para o usuário, sendo que, na realidade, é relevante para a empresa.
Portante termos técnicos (a não ser que sejam realmente necessários) ou textos complexos, normalmente impedem uma classificação precisa do site.
Ponha-se no lugar do usuário final que muitas vezes não tem a experiência técnica necessária e tente imaginar qual é a palavra ou combinação delas que ele (usuário) fará.
Esta ação é importante e faz toda a diferença no processo de classificação do site.
Conteúdo
Procure desenvolver conteúdos relacionados com sua área de atuação.
Mas cuidado ! Existem muitos casos de empresas que preferem falar de seus valores, dar um “bem-vindo”, e etc. e acabam esquecendo do principal, que é falar de seus produtos e serviços (de novo cometemos o erro de “supor o que é importante para o cliente).
Ter conteúdos relevantes agrega valor ao site e seu tráfego interligará as palavras chaves ao processo de busca.
Meta Tags
As Meta Tags são descrições que devem ser acrescidas ao código fonte de seu site. É fundamental que as palavras-chaves estejam associadas ao seu negócio. Além de permitir que o Google melhor relacione certa palavra-chave ao seu site, a meta tag também conterá a descrição que aparecerá na lista principal da ferramenta quando da busca. Esta ação é importante porque transfere a ideia precisa do seu negócio ao usuário.
Estas são algumas das técnicas empregadas para melhorar seu posicionamento junto as ferramentas de busca.
Por: Eduardo de Menezes Junior