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Como realizar uma ação de e-mail marketing eficiente

Como realizar uma ação de e-mail marketing eficiente


Algumas cuidados são fundamentais para realizar uma campanha de e-mail marketing eficiente. Dentre elas podemos destacar:

1) Público Alvo

Avalie o público de destino do seu o e-mail marketing. Lembre-se: quanto mais próximo seu conteúdo estiver do desejo do usuário, mais eficiente será sua ação de e-mail marketing. Importante! Procure sempre destacar seus produtos e serviços.

2) E-mail marketing de permissão

Toda ação de e-mail marketing tem que ser destinada única e exclusivamente a aquele usuário que solicitou recebê-la. Esta é a "regra de ouro”, portanto esqueça de comprar aquelas listas que aparecem insistentemente na internet, pois trazem muitos problemas. Pense bem: se estas listas são comercializadas, quantas vezes elas já foram usadas ?

Além de não serem focadas no seu mercado, você estará enviando um e-mail marketing para alguém que não desejou recebê-lo. Isto só contribuirá para aumentar os SPAMS da internet e denegrir a imagem de sua empresa.

O correto neste caso é utilizar uma lista que seja resultado da captação de e-mails em seu site ou como resultado do relacionamento com seus clientes e fornecedores.

3) Respeitando a vontade do usuário

Mantenha sempre no e-mail marketing a opção do usuário retirar seu cadastro a qualquer momento. Esta ação, além de minimizar as chances do e-mail marketing ser classificado como SPAM, identifica que você respeita o usuário.

Com relação à retirada do e-mail de sua base de dados, seja rígido, retire-o de maneira permanente para evitar que por "descuido" o mesmo e-mail seja usado novamente e gere diversos problemas, inclusive de ordem jurídica.

4) Mantenha a base de dados sempre atualizada

Com frequência, realize ações de limpeza na base de dados. Procure sempre retirar e-mails repetidos e inexistentes. Além de poupar que seu cliente receba mais de uma vez o mesmo e-mail marketing (o que é desagradável), isto evitará que você "queime" créditos com a tentativa de envio para usuários ou empresas inexistentes.

Esta ação também permite avaliar os resultados de uma maneira mais precisa além de poupar créditos e tempo do envio, já que o servidor não precisará tratar e-mails problemáticos.

5) Layout simples e objetivo: maior eficiência

É preferível que o layout do e-mail marketing seja simples e objetivo, independente do tipo de ação, seja ela institucional ou comercial. Sabemos que normalmente o cliente já não tem tempo (e paciência principalmente) para ler conteúdos muito extensos.

O e-mail marketing deve ser um chamariz, um “gancho”. Caso o usuário deseje saber mais, o envie para o site através de um link do tipo “Saiba mais”.

Esta será uma abordagem traz dois benefícios: primeiro porque poupa o usuário que não está interessado e evita de "queimar" a sua marca. A segunda vantagem será que o tráfego do redirecionamento para o site, gera "créditos" junto as ferramentas de busca.

6) Avalie os resultados

Após cada envio, procure avaliar os resultados. Isto possibilita um maior acerto na próxima remessa. Informações do tipo e-mails abertos/lidos, clicados, acessos ao site, são fundamentais para identificar a eficiência do e-mail marketing.

7) Procure por empresa especializada

Na dúvida, já que são muitos aspectos técnicos envolvidos, procure uma empresa para lhe ajudar, afinal não existe algo mais frustrante que estabelecer expectativas sobre algo que não gere resultados.

Por Eduardo de Menezes Junior


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